quarta-feira, 2 de junho de 2010

cONHECENDO AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS DE NOSSA COMUNIDADE




CONHECENDO AS TRADIÇÕES RELIGIOSAS DE NOSSA COMUNIDADE

Conteúdo: Tradições Religiosas

Objetivo: Conhecer os diferentes grupos religiosos, presentes na realidade próxima, tendo em vista a construção de um painel que proporcione o entendimento das diferenças e do respeito ao outro.

Sensibilização

Ao som de uma música instrumental, solicitar aos alunos que fechem os olhos ao som de uma música instrumental. Em seguida, o professor orienta para que imagine que está andando...Numa estrada, um caminho que o leva a um jardim... Veja as árvores, os pássaros, as flores, sinta os raios do sol, sinta a alegria de estar nesse jardim. Caminhando, podemos avistar logo à frente o nosso lugar sagrado, o lugar que escolhemos para o encontro com as pessoas que compartilham da mesma crença. Como é esse lugar? O que você vê? O que tem lá? O que você faz? O que pensa? Como se sente? Esse é o seu lugar sagrado, com tudo o que ele tem de bom. Agora, abra os olhos e...Vamos voltar e trazer aqui.

Sugestões: Andar no pátio, na praça ou jardim, ouvindo as orientações dadas pelo professor (a).

Observação – Reflexão – Informação

- Representar, através de desenho, o espaço visitado.

- Expor os desenhos de cada aluno, solicitando que comentem sobre o espaço sagrado representado: Como é? O que tem? E o que se faz nesse lugar?

- Conversar sobre lugares sagrados existentes na comunidade. Quais conhecem? E como é?

- Propor visitas e entrevistas para conhecimento desses espaços.

- Construir um mural, ilustrando os diversos espaços existentes na comunidade (fotos, gravuras);

Compromisso de Vida

Respeitar os diversos espaços sagrados existentes na comunidade.

Participantes

Eloá Ap. L. V. Bindi - Curitiba, Sandra Cristina Schram – Cascavel

AULA 29

Eixo: Ritos

TEMA: AS PRÁTICAS RELIGIOSAS NA VIDA DAS PESSOAS

Conteúdo: Rituais

Objetivo: Conhecer alguns rituais significativos em diferentes culturas religiosas, percebendo como o ser humano sacraliza o gesto, o tempo e o espaço.Compreender a importância dos rituais na vida das pessoas.

Sensibilização: Canto

Observação – Reflexão – Informação

Organizar a sala em círculo, solicitando aos alunos que comentem sobre os rituais que já presenciaram em suas comunidades religiosas.

Propor leitura coletiva do texto “OS RITUAIS” (Borres Guilouski e Diná R. D. da Costa).

A vida é vivida por meio de um grande ritual. Cada um realiza o seu ritual diário ao se preparar para a escola ou para fazer uma viagem.

Os rituais religiosos são cerimônias compostas por uma série de ritos (gestos simbólicos). As tradições religiosas (religiões) possuem rituais para as diversas ocasiões e momentos importantes na vida de seus seguidores. Existe ritual de passagem que marcam a mudança de um estado de vida para outro, como o batismo cristão, O casamento, a comemoração do nascimento de bebês nas tradições indígenas, a cerimônia de dar o nome ao bebê no Candomblé, etc. Existem também os rituais litúrgicos e celebrativos que sãos os cultos, a missa, as reuniões de prece, o culto pelos antepassados, etc.

- O professor, poderá providenciar fotos ou desenhos que ilustrem os diversos rituais que temos nas diferentes crenças, para o conhecimento do aluno.

Após o diálogo e a leitura coletiva do texto distribuir uma folha para que cada aluno represente através de desenho, recorte ou foto de um ritual de sua comunidade religiosa.
Organização de um mural com a produção dos alunos.
Compromisso de vida.
Diálogo sobre o respeito às práticas religiosas e importância da participação na sua comunidade.

Observação: A exploração da temática proposta poderá ser desenvolvida em mais de uma aula, dependendo do envolvimento dos alunos com as propostas

Nenhum comentário:

Postar um comentário